O líder do Megadeth confirmou à Rolling Stone que se trata de uma versão de “Ride the Lightning”, faixa-título do álbum de 1984, cocriada por Mustaine antes de sua saída do grupo. Sobre a música, Dave afirmou:
“Eu queria fazer algo para fechar o ciclo da minha carreira, já que tudo começou com o Panic (banda de Mustaine antes do Metallica) e várias das músicas acabaram no repertório do Metallica. Eu queria fazer algo que eu sentisse que seria uma boa música.”
Alguns riffs de Dave formam “Ride the Lightning”, também assinada por James Hetfield (voz e guitarra) e Lars Ulrich (bateria). De acordo com a Rolling Stone, a releitura do Megadeth é um pouco mais grave e acelerada.
O frontman também refletiu:
“Não era que eu realmente queria fazer minha versão. Acho que todos nós queríamos que soasse de certa forma. Para mim, isso foi sobre algo muito maior do que como uma canção vai ficar. Foi sobre respeito.”
Mustaine ressalta que não houve intenção nenhuma por trás da escolha de uma música do Metallica. O vocalista e guitarrista também elogiou James Hetfield e o trabalho de guitarras de sua ex-banda:
“Nossas intenções foram puras. Eu não tinha nenhuma razão para dizer: ‘ei cara, essa coisa que tivemos por 40 anos, que vocês nunca vão fazer turnê comigo, eu gravando essas músicas vai mudar as coisas’. Não era nada disso. Era mais sobre: essa é a minha vida seguindo em frente. Eu quero fazer coisas respeitáveis. E eu acho que fazer algo onde podemos honrar o cara que… quero dizer, eu odeio dizer isso, porque é arrogante pra caralho, mas as guitarras do Metallica mudaram o mundo.”
Mustaine afirma que o Megadeth não tem planos de tocar a música ao vivo. E acrescenta: nem Hetfield nem o baterista do Metallica, Lars Ulrich, sabiam da existência da regravação com antecedência.
“Não foi por falta de ideia ou coragem, nada disso. Sei que a última vez que conversei com James, estávamos falando sobre assuntos de negócios, e não falei com ele desde então. Então, eu esperava que pudéssemos obter a aprovação dele antes de lançarmos a faixa. Mas, como as coisas aconteceram dessa forma, acho que muitas pessoas ficaram felizes com a nossa decisão, então simplesmente seguimos em frente. E ficarei mais do que feliz em conversar com ele quando tiver a oportunidade, mas não tenho mais o número dele.”
Embora os dois possam ter perdido contato, Mustaine vê com bons olhos a possibilidade de ele e Hetfield voltarem a conversar.
“Também sei que o tempo cura as feridas, e não sei se ainda temos esse tipo de relacionamento. Sei que gostaria de sair com ele, ouvir música nova, fazer palhaçadas e coisas do tipo, mas talvez estejamos todos muito velhos. Não sei.”
Embora espere que isso possa abrir uma janela para que eles voltem a conversar, Mustaine deixa claro que essa música não se trata de renovar antigas amizades.
“Acho que o objetivo disso não era tentar reacender relacionamentos nem nada do tipo. Era sobre demonstrar respeito a um homem que… não acredito que ele ache que eu o respeito, e eu queria deixar isso claro. Eu queria prestar uma homenagem à banda. E agora que estou me preparando para ‘pendurar a guitarra’, queria ter certeza de que nada ficaria por dizer.”.