Alex Van Halen vem ressaltando o desejo de disponibilizar as músicas inacabadas deixadas pelo irmão Eddie Van Halen. Como compartilhado pelo baterista, a ideia é finalizar as composições com o auxílio de outros artistas – como Robert Plant – e até mesmo de inteligência artificial.
Durante recente entrevista ao jornal neerlandês De Telegraaf, Alex definiu Steve Lukather como a pessoa ideal para conduzir o processo ao seu lado. Diante da declaração, porém, uma parcela do público não entendeu qual seria o papel do guitarrista do Toto nas futuras canções. Sendo assim, o próprio Lukather resolveu esclarecer seu envolvimento.
Por meio das redes sociais, o artista afirmou que não substituirá Eddie nas músicas, nem acrescentará contribuições ao trabalho deixado. Na verdade, apenas atuará como uma espécie de coprodutor, ajudando a revisar o material.
Ele escreveu:
“Para deixar claro: desde que Alex Van Halen mencionou que iríamos trabalhar juntos, acho que houve um grande mal-entendido. Eu jamais tocarei uma única nota de guitarra em uma música do Van Halen! Al me pediu para ajudá-lo a revisar uma grande quantidade de gravações inacabadas dele e de Ed, composições e gravações que nunca vieram a público. Por enquanto, é só isso.
O fato de que alguém sequer pense, por um segundo, que eu tocaria em algo do tipo é ridículo. Tenho amor e respeito demais (pelo trabalho do Ed) e eu não toco como ele. Estou mais envolvido como um coprodutor ou algo assim. Mas me sinto honrado por Al ter me chamado. Vamos ver.”.