Michael Anthony revelou recentemente que há muitas canções guardadas do Van Halen. Nas palavras do baixista, a banda gravava qualquer coisa que criassem em estúdio, o que gerou “toneladas” de material.
Alex Van Halen até mesmo cogita completar alguns desses “rascunhos” deixados pelo saudoso irmão, Eddie Van Halen. E já adiantou que não deve fazê-lo de maneira usual.
Conversando com a Rolling Stone, o baterista confirmou que, de fato, existem muitas músicas inéditas do grupo. Porém, poucas delas estão finalizadas ou com vocais.
Ele explicou:
“São todos pequenos trechos. Um monte de licks não compõem uma música.”
Por isso, o músico procura uma maneira de lançá-las ao público. Conforme o veículo, ele entrou em contato com a empresa OpenAI, que cuida da inteligência artificial ChatGPT, para analisar “os padrões de como Edward tocava”. Assim, seria possível gerar novos solos de guitarra nos mesmos moldes do irmão.
Alex reconhece que o projeto pode demorar anos para ser concretizado. Ainda mais porque não tem mais contato com o vocalista com quem gostaria de trabalhar nas faixas: Robert Plant. De qualquer maneira, o músico acredita no potencial da ideia, como pontuou:
“Idealmente, eu escolheria Robert Plant (do Led Zeppelin, para as músicas). Você pode pensar que estou louco, mas quando as condições forem ideais, as coisas vão dar certo.”
Wolfgang Van Halen, filho de Eddie Van Halen, não chegou a mencionar diretamente a possibilidade de utilizar inteligência artificial para concluir as canções deixadas pelo pai. Porém, deixou claro que a decisão de lançar ou não tais faixas inéditas ficaria com o tio Alex Van Halen.
Ao site BraveWords no ano passado, o líder do Mammoth WVH afirmou:
“Acho que isso cabe à Al neste momento. Se dependesse de mim, seria uma decisão difícil de tomar. Porque nas próprias palavras do meu pai, ele lançou o que ele achava que era digno. Eu realmente não gosto quando certos artistas morrem e suas famílias simplesmente lançam tudo que eles deixaram. Para mim, não é certo.”
A entrevista de Alex Van Halen ocorre em função de seu novo livro de memórias, “Brothers”. O livro será lançado oficialmente na América do Norte dia 22 de outubro na sua versão em inglês – dois dias mais tarde no Reino Unido. A distribuição ficará a cargo da editora Harper Collins.
O baterista realizará alguns eventos promocionais. Serão as primeiras aparições públicas desde o último show da banda que leva seu sobrenome, realizado dia 4 de outubro de 2015 em Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.
21/10 – Barnes & Noble – Nova York
22/10 – Books & Greetings – Northvale, Nova Jersey
Ainda será realizada uma sessão de interação com o público dia 24 de outubro no Frost Auditorium em Culver City, região metropolitana de Los Angeles. Ingressos e pré-venda acontecem no site oficial do Van Halen.