Liderado pelo rapper Ice-T, o Body Count lançou nesta sexta-feira (20) um cover de “Comfortably Numb”, clássico do Pink Floyd presente em “The Wall” (1979). David Gilmour, eterno guitarrista da banda, colaborou com a releitura.
Por mais que leve o nome do sucesso e tenha certos trechos e melodia semelhantes, a versão ganhou uma letra nova a respeito da sociedade atual. Há referências às recentes guerras, à apatia da população cercada por tecnologia e ao futuro da humanidade.
Inicialmente, os membros entraram em contato com Gilmour apenas para que ele autorizasse o uso da ideia. Porém, ao ficar impressionado pela roupagem utilizada, o próprio músico sugeriu que tocasse guitarra na canção.
Em comunicado, David Gilmour afirmou que o Body Count “tornou a música relevante novamente” e revelou o desejo de apresentar-se ao lado dos colegas quando estiverem em Londres, na Inglaterra. Diz a declaração (via Prog):
“A versão de ‘Comfortably Numb’ do Body Count é bem radical, mas a letra realmente me impressionou. Fico surpreso que uma música que compus há quase 50 anos esteja de volta com uma ótima nova abordagem. Eles a tornaram relevante novamente. Ice-T inicialmente entrou em contato para pedir para usar a música, mas pensei em me oferecer para tocar nela também. Gostei da nova letra, eles estão falando sobre o mundo em que vivemos agora, o que é bem assustador. Ice-T e Body Count tocaram em Londres recentemente, infelizmente não pude ir, mas se surgisse outra oportunidade de tocar com eles, eu aproveitaria.”
Ice-T, por sua vez, explicou o significado da recém-lançada “Comfortably Numb”. O cantor, que já havia dado pistas a respeito do envolvimento de Gilmour em julho, pontuou em nota:
“Para mim, ‘Comfortably Numb’ é uma música introspectiva. Sou eu reconhecendo que estou mais velho agora. Estou dizendo à geração mais jovem, ‘vocês têm duas escolhas: podem manter a chama acesa ou podem desistir’. Sou eu tentando dar sentido ao que está acontecendo, mas também apontando que estamos todos em um lugar onde não temos que encarar a realidade. Temos TVs e pipoca e podemos simplesmente sentar e assistir ao caos do mundo como se fosse um programa de TV. Não parece real até que esteja na sua frente. Estou um pouco paralisado também – todos nós estamos.”
“Comfortably Numb” vinha sendo executada ao vivo desde maio, conforme o Setlist.fm, e saiu como single do próximo álbum do Body Count, “Merciless”. O disco completo chega no dia 22 de novembro por meio da Century Media Records.