Escute Agora

Tocando agora/Playing now:

Escute Agora

Tocando agora/Playing now:

Por que o Ghost não muda o setlist de um show para o outro

Com algumas bandas, você nunca sabe o que ouvirá durante um show, mas esse definitivamente não é o caso do Ghost. A banda segue em sua “Skeletour” e mantém praticamente o mesmo setlist todas as noites. Tobias Forge explicou o motivo para isso.

Em entrevista à rádio HardDrive (via Blabbermouth), o atual Papa V Perpetua foi perguntado sobre a impossibilidade de alterações no repertório a cada noite. Forge explicou que a razão para preservá-lo reside entre a dificuldade de se fazer alterações em todas as apresentações e a justiça em apresentar o mesmo show em todo lugar.

Ele disse:

“No passado e, isso acontece com as bandas o tempo todo, você é criticado porque não muda o set para aquele show específico, o que é insano. Você quer que reconfiguremos a coisa toda a cada noite? Nós simplesmente não somos esse tipo de banda, nós não fazemos isso. Então nós percebemos que, bem, um monte de gente não viu o show até agora, então vamos continuar essa turnê e apenas apresenta-la. ‘Aqui está a turnê’. Quero dizer, só porque as pessoas na Europa viram… se você vive em Baltimore (EUA), você não viu, então você vai ter a mesma coisa.”

Tobias seguiu explicando que o repertório do Ghost possui alguns espaços para pequenas mudanças, geralmente na ordem das canções. Ele também ressaltou que novas músicas foram adicionadas recentemente. Segundo Forge, a rotação de músicas é boa não só para os fãs, mas também para ele e a banda:

“A única coisa que adicionamos foram alguns ‘slots’ de circulação. A cada noite há um ‘slot’ ali – acho que é a número 4 e a número 5, e então há outro depois onde há uma circulação de canções – ele roda. Então nunca é o mesmo show. E adicionamos mais músicas agora, então se torna meio que uma roleta toda noite.

E isso é para os fãs, sim, mas também é para nós, porque isso te mantém meio que alerta, mantém todo mundo um pouco ligado. E se você quiser jogar um pequeno jogo, você não vê o setlist e fica: ‘oh, vamos tocar essa hoje. Oh, legal’. E para mim, mentalmente, isso é meio que uma coisa boa.”


De acordo com o setlist.fm, o set “padrão” da “Skeletour” neste ano é:

Peacefield
Lachryma
Spirit
Per Aspera ad Inferi
Majesty
Call Me Little Sunshine
The Future Is a Foreign Land
Devil Church
Cirice
Darkness at the Heart of My Love
Satanized
Ritual
Umbra
Year Zero
He Is
Rats
Kiss the Go-Goat
Mummy Dust
Monstrance Clock
Mary on a Cross
Dance Macabre
Square Hammer

Tobias Forge também foi perguntado sobre como monta o setlist antes de uma turnê. O vocalista explicou, entre outras coisas, que a data de início da excursão e a do lançamento do álbum promovido são importantes na hora de definir o que tocar. De qualquer forma, o processo é o seguinte:

“Normalmente, quando faço um disco, eu sempre componho uma música para se encaixar no início do disco, mas esse início do disco sempre acaba virando o início da turnê, o começo do set da turnê. Então normalmente é assim que eu faço, entrando no ciclo de um álbum. É claro, vamos começar com ‘Rats’ naquela tour, ou ‘Kaisarion’ na anterior e agora ‘Peacefield’, como é normal.”

O frontman é envolvido diretamente com cada detalhe do projeto, incluindo o desenho do palco. Forge explicou como coloca as ideias, inicialmente, no papel:

“O projeto real do palco é… eu sempre fui muito interessado em desenhar palcos. Então, eu basicamente arrumei um – como você chama isso? – papel quadriculado, e comecei a desenhar. E muito do design desse show é baseado em nossos shows anteriores, mas expandido a partir daí.”

A “Skeletour” começou em abril deste ano, percorrendo primeiro a Europa e depois seguindo para a América do Norte, onde ficou até setembro. A banda atualmente se prepara para um novo giro por Estados Unidos e Canadá, que deve acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro de 2026.

Novidades sobre a América Latina são aguardadas para breve, com datas possivelmente para o meio do ano que vem ou segundo semestre. A última passagem do Ghost pelo Brasil – a quarta no geral – aconteceu em 2023, durante a “Re-Imperatour”, com dois shows em São Paulo.