O Megadeth irá acabar. No começo de 2026, a banda lança o seu último álbum de estúdio, apoiado por uma turnê de despedida global, a ser iniciada no mesmo ano.
O vocalista, guitarrista e fundador Dave Mustaine revelou, ainda, que pretende lançar uma nova autobiografia. O livro terá seus detalhes informados nos próximos meses.
Com a palavra, Dave Mustaine:
“Há tantos músicos que chegaram ao fim de suas carreiras, seja acidental ou intencionalmente. A maioria deles não consegue sair de cena no topo, e é aí que estou na minha vida agora. Viajei pelo mundo e conquistei milhões e milhões de fãs, e a parte mais difícil de tudo isso é dizer adeus a eles.
Mal podemos esperar para que vocês ouçam este álbum e nos vejam em turnê. Se alguma vez houve um momento perfeito para lançarmos um novo álbum, é agora. Se alguma vez houve um momento perfeito para fazermos uma turnê pelo mundo, é agora. Este também é o momento perfeito para dizermos que este é o nosso último álbum de estúdio. Fizemos muitos amigos ao longo dos anos e espero ver todos vocês em nossa turnê global de despedida. Não fiquem bravos, não fiquem tristes, fiquem felizes por todos nós, venham comemorar comigo nos próximos anos. Fizemos algo juntos que é verdadeiramente maravilhoso e provavelmente nunca mais acontecerá. Começamos um estilo musical, começamos um revolução, mudamos o mundo da guitarra e a forma como ela é tocada, e mudamos o mundo. As bandas em que toquei influenciaram o mundo. Amo todos vocês por isso. Obrigado por tudo.”
O novo disco ainda não conta com título ou data específica para ser disponibilizado. Sabe-se que as gravações têm sido realizadas com o produtor e engenheiro de som Chris Rakestraw, também envolvido com os dois trabalhos de estúdio anteriores, “Dystopia” (2016) e “The Sick, the Dying… and the Dead!” (2022).
A formação atual do Megadeth conta com Mustaine, James LoMenzo (baixo), Teemu Mäntysaari (guitarra) e Dirk Verbeuren (bateria). Mäntysaari ocupa desde 2023 a vaga deixada pelo brasileiro Kiko Loureiro, que se retirou para passar mais tempo com sua família.
O grupo foi fundado em 1983, por um Dave Mustaine furioso após sua demissão do Metallica. Seja em sua antiga ou atual banda, Mustaine é considerado um dos principais desenvolvedores do thrash metal, subgênero que aliou heavy metal a influências punk e batidas com bastante velocidade. A formação mais popular existiu na década de 1990 e contou com Dave, o baixista David Ellefson, o guitarrista Marty Friedman e o já falecido baterista Nick Menza.
Ao todo, o Megadeth vendeu mais de 50 milhões de cópias mundialmente. Veio ao Brasil 15 vezes – a primeira em 1991, para tocar no Rock in Rio, e a mais recente em 2024, com apresentação única em São Paulo.