O Led Zeppelin anunciou um novo lançamento. Celebrando os 50 anos de seu sexto álbum de estúdio “Physical Graffiti” (1975), a banda disponibilizará um EP ao vivo com faixas do disco no próximo dia 12 de setembro.
Intitulado “Live EP”, o material contará com quatro performances: “In My Time Of Dying” e “Trampled Under Foot”, gravadas em Earl’s Court em 1975, e “Sick Again” e “Kashmir”, realizadas em Knebworth em 1979.
Conforme comunicado, tais versões das canções apareceram originalmente no DVD “Led Zeppelin” em 2003, “mas agora serão disponibilizadas em CD, vinil e digitalmente pela primeira vez”. Os formatos físicos já estão em pré-venda.
Além do compilado, “Physical Graffiti” ganhará uma edição deluxe em vinil. O diferencial estará num pôster e num disco extra com mixagens iniciais das faixas.
Vale mencionar que Jason Bonham, filho do saudoso baterista John Bonham, também está comemorando os 50 anos do trabalho na estrada com o espetáculo “An Evening With JBLZE Celebrating 50 Years Of Physical Graffiti”. Com datas marcadas até agosto nos Estados Unidos, o músico explicou a respeito da decisão de celebrar o álbum – executado na íntegra durante as apresentações – em nota (via Blabbermouth):
“Este é o meu álbum favorito do Led Zeppelin de todos os tempos. Poder celebrá-lo da maneira que estamos planejando nesta turnê é algo que me deixa extremamente empolgado. Mal posso esperar para que as pessoas venham assistir aos shows e celebrar esse disco extraordinário conosco.”
Sexto trabalho de estúdio da banda, “Physical Graffiti” contava com novas composições e músicas que haviam sobrado de sessões dos discos anteriores. Por conta do vasto material, acabou saindo duplo, algo ainda incomum à época no meio do rock. Vendeu mais de 16 milhões de cópias em todo o mundo, chegando ao primeiro lugar nas paradas dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.
Registrada durante as gravações de “Led Zeppelin IV”, “Boogie With Stu” conta com a presença de Ian Stewart, pianista e membro fundador dos Rolling Stones. Falando neles, a capa é uma pintura baseada em um prédio localizado na 8th Street em Manhattan, Nova York. A construção apareceria posteriormente no videoclipe da música “Waiting On A Friend”, de Mick Jagger e companhia.