Após cinco anos, o Deftones lançará um novo álbum. “Private Music” (grafado com iniciais minúsculas), décimo disco de estúdio da banda, chega a público no dia 22 de agosto pela Reprise/Warner Records.
Segundo comunicado, os músicos gravaram o trabalho sucessor de “Ohms” (2020) em vários locais da Califórnia, nos Estados Unidos, como Malibu e Joshua Tree, além de Nashville. Quem ficou responsável pela produção foi Nick Raskulinecz, que já havia trabalhado com o grupo em “Diamond Eyes” (2010) e “Koi No Yokan” (2012) e aparecido com o vocalista Chino Moreno em estúdio.
“My Mind is a Mountain”, primeiro single, está disponível.
Por meio das redes sociais, a banda publicou ao longo dos últimos dias uma série de imagens misteriosas, até que anunciasse o “Private Music”. Na seção de comentários, nomes como Mike Shinoda e Joe Hahn, do Linkin Park, Shavo Odadjian, do System of a Down, e Jordan Fish, produtor e ex-Bring Me The Horizon, manifestaram apoio ao Deftones.
Nos bastidores do festival americano Coachella em abril do ano passado, Chino contou em entrevista compartilhada pelo Metal Injection que ele e os colegas vinham trabalhando no projeto havia um ano e meio e que, à época, finalizava os vocais. Perguntado a respeito da sonoridade do disco, o cantor adiantou que teria um “som revigorado”.
Ao programa do The Dr. Greenthumb, como também repercutido pela Metal Injection, o guitarrista Stephen Carpenter foi além e comparou o material inédito com os dois antecessores. Pontuando o que o público podia esperar, o músico afirmou:
“Sinto que esse álbum soa como uma continuação de ‘Ohms’ e ‘Koi’. Acho que, quando você ouvir, como em todos os nossos discos, você vai reconhecer o nosso som. Você vai conseguir ouvir [nossa essência]. Mas acho que vai ouvir coisas nesse álbum que nunca ouviu em nenhum dos outros”.