O Black Sabbath realizará a sua despedida dos palcos em um megaevento. Chamado Back to the Beginning, o festival acontecerá no dia 5 de julho, no Villa Park, em Birmingham, cidade inglesa onde tudo começou, e contará não só com a apresentação final da formação original do grupo, como também com a participação especial de uma série de convidados.
Guns N’ Roses, Metallica, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm, Lamb of God, Anthrax e mais estão entre as atrações confirmadas do lineup. De acordo com Sharon Osbourne, esposa e empresária de Ozzy Osbourne, a ideia é realizar “uma celebração do metal e dos pioneiros que o criaram e o passaram para todas essas bandas”.
Porém, um dos gigantes do gênero também oriundo de Birmingham ficou de fora da programação: Judas Priest. Durante recente entrevista à Metal Hammer, Rob Halford revelou que a banda recebeu um convite para fazer parte do momento, mas precisou recusar por um conflito de agenda.
Segundo o vocalista, quando Sharon entrou em contato para falar a respeito, o Priest tinha acabado de fechar uma apresentação conjunta com o Scorpions, para celebrar os 60 anos de carreira dos colegas de profissão, em Hanôver, na Alemanha, também no dia 5 de julho. O cantor explicou:
“Conhecemos um cara chamado Ossy Hoppe que é meio que um deus do Metal na Alemanha. Ele veio conversar comigo em um dos nossos últimos shows e disse: ‘estou organizando um show dos Scorpions para comemorar os 60 anos da banda, na cidade natal deles, você toparia trabalhar com a banda?’. E eu só respondi: ‘fechado, não temos nenhum plano’. Foi tudo anunciado e virou um grande acontecimento e, de repente, recebo uma ligação da Sharon falando: ‘Robbie, sei que você tem esse show com os Scorpions, mas será que consideraria vir fazer algo com o Ozzy e os caras? Ele adoraria te ver’.”
A empresária até propôs uma solução e ofereceu dar um jeito de levar Halford para Birmingham na data. Contudo, o vocalista acha “arriscado” agendar duas apresentações em países diferentes para o mesmo dia, como ressaltou:
“Mesmo com um jato particular, existem problemas técnicos. Algo pode dar errado ou o clima pode atrapalhar (o voo)… Fiquei absolutamente arrasado.”
De qualquer forma, K.K. Downing, membro fundador do Priest e parte da formação até 2011, marcará presença no Back to the Beginning. Na opinião de Halford, o antigo colega “representará o espírito da banda”:
“Todos os meus amigos vão estar lá, são grandes bandas e artistas. É um momento maravilhoso e épico para o Sabbath e para o Heavy Metal – reforça que Birmingham é o berço do metal.”
O Black Sabbath anunciou o último show de sua carreira com a formação original. Acontecerá em 5 de julho, no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde a banda foi formada.