O Ghost conseguiu um feito inédito com “Skeletá”. Lançado no último dia 25 de abril, o sexto álbum de estúdio da banda chegou ao topo da parada americana de álbuns Billboard 200. É a primeira vez que o grupo conquista a primeira posição da lista.
Considerando cópias físicas e desempenho nas plataformas de streaming nos Estados Unidos, o material vendeu o equivalente a 86 mil unidades até a última quinta-feira (1º). Desse total, 77 mil correspondem a CDs, vinis e fitas cassete – disponibilizados em diversas versões, o que ajudou a impulsionar os números. Já nas plataformas digitais, o grupo alcançou 12,5 milhões de reproduções no período.
Por isso, de acordo com o próprio ranking, “essa é a melhor semana de vendas da história do Ghost”. O recorde pertencia anteriormente ao antecessor “Impera” (2022), que em sua semana de estreia vendeu 70 mil cópias – com 63 mil unidades físicas e 9,1 milhões de reproduções nas plataformas digitais – , figurando na segunda posição da Billboard 200.
Além disso, “Skeletá” registrou a melhor semana de vendas de 2025 “para qualquer álbum de Rock, Hard Rock ou alternativo”. Ainda, “é o primeiro álbum de Hard Rock a liderar a Billboard 200 em mais de quatro anos e o único álbum de Rock, Hard Rock ou alternativo a ser o número 1 em 2025”. “Power Up” (2020), do AC/DC, marcava, até então, a última vez que um projeto de Hard Rock obteve o topo.
Diante das 44 mil cópias vendidas somente em vinil, o álbum também detém “a maior semana para um álbum de Hard Rock em vinil na era moderna, desde o início do monitoramento dos dados em 1991” e “a terceira maior semana de vendas de vinil na era moderna para qualquer álbum de Rock”. Assim, “Skeletá” perde apenas para “One More Time…” (2023), do Blink-182, e “The Record” (2023), do Boygenius.
Vale lembrar que no caso do mercado virtual, uma venda de álbum é catalogada quando há:
10 downloads pagos individuais de um mesmo álbum;
1.250 streams de usuários pagos de plataformas de streaming de música;
3.750 streams de usuários gratuitos de plataformas de streaming de música (quando há reprodução de anúncio junto da faixa).