Em comemoração aos seus 50 anos, o Iron Maiden anunciou que vai lançar um documentário oficial. A obra chega a público ainda este ano, com título, data e plataforma a serem confirmados.
Criado em parceria com o Universal Pictures Content Group, o documentário é descrito como “uma jornada emocionante pelos 50 anos de história do Iron Maiden contada da perspectiva da banda e de alguns de seus seguidores mais devotados”. Além de superfãs de longa data, nomes como Javier Bardem, Lars Ulrich (Metallica) e Gene Simmons (Kiss) concederam depoimentos.
A obra também apresentará entrevistas exclusivas com membros essenciais da banda, incluindo a entrevista final com o vocalista dos dois primeiros álbuns, Paul Di’Anno, que faleceu no ano passado.
O comunicado destaca:
“Apresentando raras filmagens de arquivo, incluindo animação espetacular do nosso mascote icônico, Eddie, o filme explora como o Iron Maiden ajudou a moldar um movimento cultural, desafiando visões convencionais do rock e do impacto mais amplo do heavy metal na sociedade e na cultura.”
Em maio, o Iron Maiden dará início em território europeu à sua turnê comemorativa de 50 anos, intitulada “Run for Your Lives”. O grupo só tocará músicas do período entre o álbum homônimo de estreia, de 1980 e “Fear of the Dark” (1992).
A expectativa é que o Brasil seja contemplado com a tour no ano seguinte. O país terá visita do vocalista Bruce Dickinson em carreira solo para performance no festival The Town, em 7 de setembro.
A excursão também marca a estreia de Simon Dawson (British Lion) na bateria, ocupando a vaga deixada por Nicko McBrain no final de 2024.
Além disso, um livro visual será lançado em 2025 também como forma de celebrar o 50º aniversário. “Iron Maiden: Infinite Dreams – A História Visual Oficial” chega ao mercado nacional em 31 de outubro por meio da Belas Letras, a tradução é de Marcelo Vieira.