No ano 2000, chegava ao mercado o registro de uma das parcerias mais celebradas e improváveis do rock. Black Crowes e Jimmy Page, lendário guitarrista do Led Zeppelin, fizeram dois shows no Greek Theatre, em Los Angeles, entre 18 e 19 de outubro, que viraram o álbum ao vivo “Live at the Greek”. Agora o disco será relançado com materiais extras.
Originalmente, o tracklist do álbum contava com músicas do Led Zeppelin, Yardbirds e alguns covers, sem nada do material do Black Crowes. O relançamento, com 36 faixas ao todo, promete corrigir isso: da banda dos irmãos Robinson, entram “Remedy”, “Wiser Time” e “No Speak, No Slave”.
A nova versão traz também mais algumas canções do Led Zeppelin gravadas durante a passagem de som e uma gravação inédita chamada de “Jam”. Jimmy comentou, em nota, sobre o relançamento do disco:
“Estou realmente ansioso para o lançamento próximo do material de Jimmy Page e Black Crowes dos shows de 1999. As novas mixagens capturam a colaboração daqueles encontros históricos e fornecem a energia e paixão totalmente explosivas daqueles momentos alquímicos.”
Rich Robinson também falou sobre “Live at the Greek” e revelou ter trabalhado nas remixagens e organização do box set. O guitarrista do Black Crowes afirmou:
“Revisitar os shows e criar o novo box set tem sido um mergulho incrível de volta a aquele momento de nossa história. Foi a emoção de uma vida tocar essas canções icônicas e incríveis com o homem que as compôs. O som das novas mixagens e das faixas extras me impressionou na primeira vez que as ouvi.”
“Live at the Greek” chega em 14 de março, nas versões box com 6 LPs ou 3 CDs, além de uma versão “Best Of” em LP duplo. Confira o tracklist e as faixas extra “No Speak No Slave” e “Bring It On Home”:
Confira as músicas de “Live at the Greek”:
Celebration Day
Custard Pie
Sick Again
No Speak No Slave
Hard To Handle
The Wanton Song
Misty Mountain Hop
Hots On For Nowhere
What Is And What Should Never Be
Wiser Time
Mellow Down Easy
Woke Up This Morning (My Baby She Was Gone)
Ten Years Gone
In My Time Of Dying
Your Time Is Gonna Come
Remedy
The Lemon Song
In The Light
Shake Your Moneymaker
Sloppy Drunk Blues
Shape Of Things
Nobody’s Fault But Mine
Heartbreaker
Bring It On Home
She Talks To Angels
Oh Well
Band Intros
Hey, Hey, What Can I Do
You Shook Me
Out On The Tiles
Whole Lotta Love
Custard Pie (gravada durante passagem de som)
You Shook Me (gravada durante passagem de som)
The Lemon Song (gravada durante passagem de som)
Ten Years Gone (gravada durante passagem de som)
Jam (gravada durante passagem de som)
A parceria dos irmãos Rich e Chris Robinson com o veterano guitarrista do Led Zeppelin parece algo improvável – e surgiu realmente por acaso. Em entrevista para a Classic Rock Magazine, Jimmy Page contou como a ideia surgiu:
“Isso começou no Café De Paris. Eu estava tocando em um evento beneficente para a fundação Warchild (nota do editor: instituição que auxilia jovens que vivem em zonas de guerra). Os irmãos Robinson apareceram. Rich é enorme, seu som de guitarra e riffs são brilhantes, enquanto Chris é um vocalista absolutamente incrível. Tocar com eles naquela noite foi incrível.
Um pouco depois, o empresário deles me ligou e perguntou se eu gostaria de retribuir o favor viajando com eles pelos Estados Unidos. Disse que adoraria. Imaginei que teria que mostrar a eles como tocar isso e aquilo nos ensaios. Mas nem um pouco, eles conheciam as músicas inteiras. Pensei: ‘Isso é ótimo, há muito amor e respeito mútuo aqui. Nós vamos nos divertir muito’. E foi o que fizemos.”
Segundo o ex-baterista do Black Crowes, Steve Gorman, Page queria compor com os irmãos Robinson para um novo álbum de estúdio do grupo, mas Rich negou. Anos depois, o guitarrista refutou a declaração do baterista, que nem se envolveu com o recente retorno do grupo em 2021. Rich disse, também à Classic Rock:
“Absolutamente não é verdade. Me lembro de ter conversas com Jimmy, dizendo a ele: ‘ei, se você quiser fazer um disco ou qualquer coisa, eu adoraria ajudar com o que eu puder’. Jimmy é um músico brilhante, uma pessoa brilhante. Eu amei tocar com ele. Jimmy Page quer compor músicas para mim e eu vou dizer: ‘Quer saber, Jimmy? O Led Zeppelin era legal, mas não vou fazer isso’? É a coisa mais absurda que já ouvi na vida.”
Já o vocalista Chris Robinson declarou não gostar do registro, assim como da turnê posterior, já que não foi influenciado por Robert Plant nem se identificava com as letras. Mesmo assim, a colaboração chegou a se repetir posteriormente, em uma participação de Page em um show do Black Crowes em Londres, em 2011.