Escute Agora

Tocando agora/Playing now:

Escute Agora

Tocando agora/Playing now:

Músicos do Aerosmith se reunirão pela primeira vez desde aposentadoria

De forma abrupta, o Aerosmith encerrou as atividades oficialmente em agosto de 2024. Agora, poucos meses depois, uma parte da banda irá se reunir para – e, segundo comunicado oficial, se apresentar em – um evento especial.

Trata-se de uma festa organizada pelo vocalista Steven Tyler todos os anos no período da premiação do Grammy. Além do cantor, estarão presentes o baixista Tom Hamilton e o guitarrista Joe Perry, bem como uma série de convidados.

A sexta edição da “Jam for Janie” acontece no próximo dia 2 de fevereiro, em Hollywood. Marcarão presença nomes como Billy Idol, Joan Jett, Linda Perry, Matt Sorum e Nuno Bettencourt. A atriz e comediante Tiffany Haddish será a apresentadora do evento beneficente, que busca angariar fundos para o Janie’s Fund, criado por Tyler.

A instituição cuida de pessoas, especialmente mulheres, que sofreram traumas e passam por dificuldades. Neste ano, há também uma ênfase nos incêndios florestais na Califórnia, que causaram mortes e enorme prejuízo financeiro.

Em nota (via Blabbermouth), Steven Tyler disse:

“O que a comunidade de Los Angeles tem passado com esses incêndios é impensável. A música tem poderes curativos e esperamos trazer um momento de alegria e leveza para nossos bombeiros da linha de frente e aqueles que mais foram afetados pelas chamas. O trauma experimentado pelas garotas com quem trabalhamos também foi impensável e vamos continuar a trazer luz e apoiar o trabalho incrível do Janie’s Fund.”

O guitarrista Brad Whitford não teve seu nome citado na nota oficial – logo, não deve comparecer. O baterista Joey Kramer, afastado das atividades da banda nos últimos anos, também não foi mencionado.

Em 2024, o Aerosmith deu início a sua turnê de despedida, que durou apenas três shows. No último deles, Steven Tyler sofreu uma queda que levou a uma fratura na laringe. Conseguiu terminar a apresentação, mas não subiu mais no palco. Diante da saúde frágil do vocalista, a banda optou por encerrar as atividades antes do programado.

Tom Hamilton foi o integrante da banda que mais se manteve ativo, com direito a formar uma nova banda, o Close Enemies. O baixista ainda acredita que seu grupo original possa criar novas músicas e até gravar álbuns, embora as turnês tenham definitivamente sido encerradas. Em entrevista para a Guitar World, o músico afirmou:

“Acho difícil acreditar que nunca mais tocaremos. Fiquei surpreso com coisas que aconteceram com essa banda muitas vezes para pensar que o futuro está fechado. Foi um soco no estômago descobrir que nossos dias de turnê acabaram. Talvez um dia possamos fazer algo de novo, mas não será uma turnê.”.