O show do Iron Maiden neste sábado (7), no Allianz Parque, em São Paulo, será o último de Nicko McBrain com a banda. Em comunicado publicado nas redes, o baterista afirma que, após 42 anos, irá se afastar das atividades do grupo.
Sabe-se que McBrain lidou com problemas de saúde nos últimos tempos. No início de 2023, ele sofreu um mini-AVC e teve que se submeter a um longo processo de recuperação. Em entrevistas, o músico de 72 anos admite que já não consegue mais tocar como antes e precisa adaptar sua performance.
Ainda não foi anunciado quem ocupará a vaga de Nicko. A banda retoma as atividades na estrada no meio de 2025, com a turnê celebrativa “Run for Your Lives”, que comemora seus 50 anos de estrada.
Veja o comunicado de Nicko McBrain a seguir.
“Após muita consideração, é com tristeza e alegria que anuncio minha decisão de me afastar da rotina do estilo de vida de turnês extensas. Hoje, sábado, 7 de dezembro, em São Paulo, será meu último show com o Iron Maiden. Desejo muito sucesso à banda daqui para frente.
No entanto, continuarei firmemente como parte da família Iron Maiden, trabalhando em uma variedade de projetos que meus empresários de longa data, Rod Smallwood e Andy Taylor, têm em mente para mim. Também estarei trabalhando em uma variedade de projetos pessoais diferentes e me concentrando em meus negócios e empreendimentos existentes, incluindo The British Drum Company, Nicko McBrain’s Drum One, Titanium Tart e, claro, Rock-N-Roll Ribs!
O que posso dizer? Fazer turnê com o Maiden nos últimos 42 anos tem sido uma jornada incrível! Para minha devotada base de fãs, vocês fizeram tudo valer a pena e eu amo vocês! Para minha devotada esposa, Rebecca, vocês tornaram tudo infinitamente mais fácil e eu amo vocês! Aos meus filhos, Justin e Nicholas, obrigado por entenderem as ausências e eu amo vocês! Aos meus amigos que sempre estão lá por mim, eu amo vocês! Aos meus companheiros de banda, vocês fizeram um sonho se tornar realidade e eu amo vocês!
Eu olho para o futuro com muita animação e grande esperança! Eu os verei em breve, que Deus abençoe a todos vocês e, claro, Up the Irons! – Nicko”
A banda também se manifestou. O texto é assinado pelo empresário Rod Smallwood, mas fala em nome de todos os demais integrantes. Além de celebrar a trajetória de McBrain, o manager confirma que o substituto já está escolhido e será anunciado em breve.
“Declaração de Rod Smallwood em nome do Iron Maiden:
Nicko,
E todos nós amamos você também!!
Obrigado por ser uma força irreprimível por trás do kit de bateria do Maiden por 42 anos e meu amigo por mais tempo ainda. Falo em nome de toda a banda quando digo que sentiremos imensamente sua falta!
Desde o Rock in Rio em 1985 temos um relacionamento especial com o Brasil, então, encerrar uma turnê na frente de 90 mil fãs aqui em São Paulo por duas noites é poético e você merece todas as honras que tenho certeza que esses fãs maravilhosos lhe darão neste último show.
A Phantom está ansiosa para trabalhar muito mais anos com você nos projetos que você mencionou e tenho certeza de que podemos desenvolver mais alguns projetos especiais em torno da família Maiden e do fã-clube!
A banda e eu temos mil ótimas lembranças dos últimos 42 anos, grandes shows, muitos discos de platina e ouro e prêmios, amor dos fãs e uma cerveja a mais em muitas ocasiões! Esse vínculo é para sempre! E, como Steve Harris diz, ‘Nicko é e sempre será parte da família Maiden’.
Rod, Andy, Steve, Bruce, Davey, Adrian e Jan
P.S. O Maiden sempre escolhe seus homens e nosso novo baterista já escolhido será anunciado muito em breve.”
Nascido Michael Henry McBrain em 5 de junho de 1952, Nicko começou a tocar ainda criança, inspirado por Joe Morello, do Dave Brubeck Quartet. Aos 14 anos, fez sua estreia nos pubs locais.
Antes de se juntar ao Maiden em 1982, na vaga deixada por Clive Burr, McBrain tocou com uma vasta gama de artistas, incluindo o Streetwalker (composto por ex-integrantes do Family), o cantor Pat Travers e os franceses do Trust, com os quais gravou os álbuns “Marche Ou Crève” (1981) e “Savage” (1982), além de ter feito turnês pela Europa.