A produtora Top Link Music confirmou uma série de oito shows do Uriah Heep na América do Sul para abril de 2025. Cinco apresentações acontecem no Brasil.
A visita, que também contempla Uruguai, Argentina e Chile, ocorre como parte da turnê “The Magician’s Farewell”, que, como o nome indica, será a última da lendária banda britânica. Em comunicado anterior, o guitarrista e único fundador remanescente Mick Box afirmou que o grupo não deve se aposentar por completo dos palcos, mas longos itinerários e viagens não devem mais acontecer.
Os ingressos estão disponíveis em todas as praças, exceto em São Paulo, onde a pré-venda para clientes Tokio Marine Hall tem início no sábado (9) e a venda para o público geral estará disponível na segunda-feira (11).
Confira abaixo a agenda completa:
04/04 – Montevideo, Uruguai @ Montevideo Music Box
05/04 – Buenos Aires, Argentina @ Groove
06/04 – Santiago, Chile @ Teatro Teleton
09/04 – Rio de Janeiro, Brasil @ Teatro Clara Nunes
10/04 – Porto Alegre, Brasil @ Opinião
11/04 – São Paulo, Brasil @ Tokio Marine Hall
12/04 – Curitiba, Brasil @ Ópera de Arame
13/04 – Belo Horizonte, Brasil @ Mister Rock
A formação atual do Uriah Heep conta com Mick Box (guitarra), Bernie Shaw (voz), Dave Rimmer (baixo), Russell Gilbrook (bateria) e Phil Lanzon (teclados). Em vídeo nas redes no último mês de setembro, Box afirma:
“Quem pode acreditar que ano que vem são 55 anos desde que a banda começou? Isso é tão incrível. Sei que muitos de vocês estão conosco desde o começo e agradecemos por isso. Significa muito para nós.
Infelizmente, tomamos a decisão de encerrar turnês mundiais no ano que vem sob o título de ‘The Magician’s Farewell’. Nos próximos dois a três anos, pretendemos tocar em tantos lugares quanto possível e ver todos vocês pela última vez. Continuaremos a fazer shows, mas eles serão limitados a festivais, fins de semana e coisas assim. Mas as datas da turnê serão anunciadas a partir de fevereiro de 2025. Então esperamos ver todos vocês por aí.
Em nome da banda e de mim, quero agradecer a todos pelo apoio contínuo que sempre nos deram. Isso significa o mundo para nós e eu só quero agradecer por isso.”
Fundado em 1969, o Uriah Heep estabeleceu sua formação clássica em 1972, com David Byron nos vocais, Mick Box na guitarra, Ken Hensley nos teclados, guitarra e vocal, Lee Kerslake na bateria e Gary Thain no baixo. O quinteto lançou no mesmo ano dois de seus álbuns mais clássicos: “Demons and Wizards” e “The Magician’s Birthday”.
Uma característica presente em quase toda a trajetória do Uriah Heep é a mudança de músicos. Byron, cantor do período mais aclamado do grupo, saiu em 1976 para não voltar mais – ele faleceu em 1985, aos 38 anos. Henlsey, outro elemento importante da sonoridade, deixou de integrar a banda em 1980 – e morreu em 2020, aos 75.
Em 1986, Mick Box encontrou dois de seus colegas mais duradouros: o vocalista Bernie Shaw e o tecladista Phil Lanzon. O ano de 2007 marcou a chegada do baterista Russell Gilbrook, enquanto que, em 2013, Dave Rimmer foi trazido para o baixo. É a formação mais longeva da história do grupo, que lançou em janeiro de 2023 seu álbum mais recente, “Chaos & Colour”.
Ao longo de sua trajetória, o Uriah Heep veio seis vezes ao Brasil, nos anos de 1989, 1995, 2004, 2006, 2014 e 2023.