A organização do Rock and Roll Hall of Fame anunciou os músicos que se envolverão na homenagem a Ozzy Osbourne. Após ter sido introduzido como membro do Black Sabbath em 2006, o Madman será celebrado como artista solo na cerimônia do próximo dia 19 de outubro, em Cleveland, nos Estados Unidos.
O discurso será proferido pelo ator e músico Jack Black. A banda que se encarregará da parte musical contará com Maynard James Keenan (Tool, A Perfect Circle, Puscifer), Billy Idol e Jelly Roll cantando; Zakk Wylde, Andrew Watt, Steve Stevens e Wolfgang Van Halen nas guitarras, Robert Trujillo (Metallica) no baixo e Chad Smith (Red Hot Chili Peppers) na bateria.
Com isso, apesar de a dúvida permanecer, fica muito claro que dificilmente o homenageado subirá ao palco para performar. Aos 75 anos, o britânico enfrenta uma série de limitações físicas causadas pelo Parkinson e uma série de cirurgias a que se submeteu em anos recentes.
O próprio declarou, em contato por e-mail feito pela Rolling Stone:
“Não sei o que pensar. Ainda estou em choque por entrar pela segunda vez. Mas, ao mesmo tempo, estou muito animado.”
Quanto à escolha de Jack para fazer o discurso, Ozzy exaltou o fato de eles se conheceram há décadas.
“Jack convidou minha família para a estreia do filme ‘Escola de Rock’ em 2002. Sempre fui um grande fã dele. É um dos poucos grandes atores que também é um roqueiro genuíno e não está atuando como tal.”
Em relação aos cantores que ocuparão seu lugar, Osbourne mencionou cada um com uma série de elogios.
“Billy Idol é um ícone do rock. Sua música é atemporal. Também deveria estar no Hall of Fame. Maynard é um verdadeiro amigo da família desde 1997. Ele é uma força criativa. Existem poucos artistas que conseguem manter três bandas de sucesso por várias décadas. E quem não ama Jelly Roll? Sua voz é cheia de alma, pura e suja. Estou muito honrado que alguém faria isso por mim, alguém que eu nunca tive o prazer de conhecer.”
A festa do Rock and Roll Hall of Fame 2024 terá transmissão ao vivo pelo serviço de streaming Disney+ para os Estados Unidos – ainda não há detalhes quanto a outros territórios. Entre os homenageados, já estão confirmadas performances de Mary J. Blige, Cher, Dave Matthews Band, Foreigner, Peter Frampton, Kool & the Gang e Dionne Warwick.
Outro celebrado, o A Tribe Called Quest optou por não tocar. O grupo encerrou atividades em 2016, após a morte de Phife Dawg. Jimmy Buffett, MC5, Norman Whitfield e Mama Thornton receberão a honraria de forma póstuma.
Mais artistas confirmaram presença entre os que realizarão participações especiais. Dr. Dre, Chuck D, Busta Rhymes, Dua Lipa, Demi Lovato, Roger Daltrey, James Taylor, The Roots, Sammy Hagar, Keith Urban, Kenny Chesney, Method Man e Ella Mai integram a lista.