A banda ucraniana Jinjer disponibilizou um novo single nesta quinta-feira (1). “Someone’s Daughter” é o primeiro material inédito desde o álbum “Wallflowers”, lançado em 2021. Após a invasão russa ao país natal, os músicos precisaram de uma autorização especial para sair em turnê, servindo como embaixadores da nação com a missão de divulgar a situação para o mundo.
A nova composição tem como tema central o empoderamento feminino. A letra fala sobre mulheres que seguiram caminhos historicamente ocupados por homem na sociedade.
A faixa antecipa o quinto disco do grupo, que foi finalizado no último mês de junho. A data de lançamento ainda será definida.
Em nota oficial, a vocalista Tatiana Shmayluk comentou:
“’Someone’s Daughter’ é uma tentativa artística de lançar luz sobre o mundo interior das mulheres, que em vários cenários e circunstâncias tiveram que escolher um caminho que foi historicamente feito pelos homens. Em um mundo onde são frequentemente subestimadas e esquecidas, elas ainda são heroínas poderosas que enfrentam as dificuldades com força e resiliência, tornando-se elas mesmas sem pedir desculpas e quebrando barreiras diante dos desafios que enfrentam.
‘Someone’s Daughter’ celebra a transição da ingenuidade para a sabedoria, da fraqueza para a força, da determinação inabalável e destemor enquanto nossas mães, irmãs, filhas e esposas atravessam a adversidade e lutam por uma mudança para o melhor. Essas mulheres já foram frequentemente esquecidas, mas ganharam respeito. Elas ganharam o meu, isso é certo!”
O videoclipe oficial pode ser conferido no clicando no (link).
Formado em 2009 na cidade de Donetsk, o Jinjer conta com Tatiana Shmayluk (vocal), Roman Ibramkhalilov (guitarra), Eugene Abdukhanov (baixo) e Vlad Ulasevich (bateria). A sonoridade apresenta uma mistura de Death Metal, Metal Progressivo, Nu Metal, Groove Metal e Djent.
A banda ganhou notoriedade pela primeira vez na Europa após vencer o prêmio “Best Ukrainian Metal Act Award” do selo InshaMuzyka de Kiev, em 2013, graças ao seu primeiro EP: “Inhale, Don’t Breathe”. Em 2016 repetiu o feito, dessa vez levando junto o prêmio de melhor videoclipe com a música “I Speak Astronomy”.
Tais feitos chamaram a atenção da Napalm Records, selo por onde a banda lançou seu segundo álbum: “King of Everything” (2016). O disco ficou conhecido após a música “Pisces” ter viralizado no YouTube, com muitos destacando a performance vocal de Tatiana. “Macro” (2019) e “Wallflowers” (2021), trabalhos seguintes, foram promovidos com turnês mundiais. O grupo será atração de abertura do Sepultura na etapa europeia da turnê de despedida “Celebrating Life Through Death”.
No final do ano, o Jinjer desembarca no Brasil para uma turnê em parceria com o Heaven Shall Burn. Serão seis apresentações nas seguintes datas e locais:
30/11: Porto Alegre (Bar Opinião) – ingressos em Bileto
01/12: Curitiba (Tork and Roll) – ingressos em Clube do Ingresso
03/12: Belo Horizonte (Mister Rock) – ingressos em Clube do Ingresso
05/12: Brasília (Toinha) – ingressos em Clube do Ingresso
07/12: Rio de Janeiro (Circo Voador) – ingressos em Eventim
08/12: São Paulo (Terra SP) – ingressos em Clube do Ingresso